Translate

segunda-feira, 10 de junho de 2013

Primeiro Dia de Trabalho

Programa de trabalho:
 

  • Apresentação geral sobre da Koninklijke VISIO
  • Apresentação sobre a Reabilitação Intensiva da VISIO
  • Visita guiada do Centro de Reabilitação "Visio Het Loo Erf"
  • Apresentação sobre Formação em Informática e observação de sessão de Formação
  • "Experiência Sensorial"

O que é o Koninklijke VISIO (ou Royal Dutch VISIO)?

VISIO é uma organização dos Países Baixos (“Holanda”) especializado em respostas para pessoas cegas e com baixa visão de todas as idades, incluindo pessoas com outras deficiências.

Os serviços que presta abrangem desde os cuidados de saúde, a educação, a reabilitação funcional e o trabalho.

Para melhor se compreender os dados aqui apresentados sobre a VISIO é de destacar que, no modelo usado por esta organização, a formação vocacional, profissional e contínua, assim como a inserção no mercado de trabalho, fazem parte do processo de reabilitação.

Alguns números sobre a situação na “Holanda” e a VISIO:


População total da “Holanda”

16.736.736

Pessoas com deficiência visual

316.000

Número de clientes da Visio

20.483

Número de Funcionários da Visio

3.226

Dados sobre o número de clientes abrangidos pelas respostas da VISIO:

Cuidados Residenciais (inclui alojamento)

725

Centros de Dia

320

Reabilitação e Aconselhamento

17.468

Idade escolar

553

Ensino itinerante

1.417


Localização dos Centros VISIO, na "Holanda":


Imagem do mapa dos Países Baixo, mostrando a localização dos 17 centros da VISIO, espalhados pelo país

O "Visio Het Loo Erf"

Fotografia de um sinal indicando o Visio Het Loo Erf
 
O "Visio Het Loo Herf" é um centro especial, localizado em Apeldoorn, onde é realizado o processo de reabilitação intensiva. É o único do país.

Foi este o centro que visitámos durante os primeiros 4 dias da nossa viagem.
 
Fotografia panorâmica da parte exterior das instalações da VISIO


Conceitos de Base para o Modelo de Reabilitação utilizado na VISIO:

  • Procedimentos centralizado e padronizado para candidatura, recolha de informações e admissão;
  • Uma única entidade realiza a coordenação do processo de reabilitação;
  • Sempre que possível, há uma estandardização da avaliação e dos programas de reabilitação:
  • Abordagem multidisciplinar, com duração padronizada do período de avaliação e negociação;
  • Classificação de acordo com o modelo CIF (Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde - OMS)
  • A reabilitação visa a participação ativa do cliente
  • Planeamento centralizado.
 

Fases do Modelo de Reabilitação da VISIO:


1.º Candidatura, recolha de informação e avaliação da legitimidade do cuidado a prestar;
O primeiro contato com a VISIO é sempre realizado através de um sistema central, o Serviço ao Cliente. Este serviço:

  • Decide sobre o encaminhamento inicial do cliente:
  •  
      • Se é cliente para o departamento de Aconselhamento e Informação, ou
      • Se é um cliente com necessidades especificas, que necessita uma recolha de informação face-a-face (como nos casos de lesão cerebral, dupla deficiência sensorial, problemas psiquiátricos, etc), ou
      • Se é um cliente que pode realizar a entrevista/questionário inicial  telefonicamente;
     
    • Recolhe alguma informação médica;
    • No caso da candidatura incidir sobre três ou mais domínios da CIF, o cliente é referenciado e encaminhado para Visio Het Loo Erf (Apeldoorn) para avaliação/admissão ao processo de Reabilitação Intensiva.
    • O Serviços ao Cliente organiza questões financeiras; 
    • Elabora um relatório de entrada e um programa de ou de reabilitação (provisórios…) 
    • Por fim, transfere o cliente para a Reabilitação e Aconselhamento
    2.º Avaliação/Negociação;
     
    Em caso de necessidade, pode ser efetuada uma avaliação mais aprofundada, a fim de ajustar melhor o plano de reabilitação.
     
    Em qualquer um dos casos, a fase de avaliação resulta sempre num encaminhamento para o processo de reabilitação e num plano de reabilitação. Este plano é sempre negociado com o cliente.
     
     
    3.º Reabilitação
       
    As atividades de reabilitação são formuladas segundo a terminologia da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (OMS)
     
     
    Atividades desenvolvidas na área de Reabilitação e Aconselhamento:


     
    • Avaliação das condições de saúde:
      •  Avaliação oftalmológica
    • Funções sensoriais:
      • Da visão: 
        • Avaliação das funções visuais;
        • Rastreio visual;
      • Rastreio auditivo
    • Funções mentais:
      • Avaliação psicológica
        • Avaliação neuro-psicológica
        • Avaliação de Personalidade
        • Avaliação de Inteligência
      • Tratamento psicológico / terapia
      • Avaliação de lidar com a perda da visão
      • Apoio emocional (em relação à perda de visão)
    • Outras funções
      • Avaliação das funções motoras e postura
      • Tratamento das funções motoras e postura
    • Aprendizagem e transferências das aprendizagens.
      • Avaliação do uso dos (outros) sentidos
      • Desenvolvimento e treino dos sentidos
        • Estratégias básicas (por exemplo: scanning , fixação excêntrica, etc)
        • Avaliação e treino de integração sensorial
      • Intervenção precoce
        • Treino de desenvolvimento individual
        • Trabalho em grupo
      • Aprendizagem do Braille
      • Aprendizagem da língua
    • Exigências e tarefas gerais:
      • Balanço energético das atividades, durante a reabilitação
      • Lidar com o stress nas rotinas diárias
    • Comunicação:
      • Avaliação e consultoria em comunicação
      • Treino do uso de aparelhos de comunicação
      • Digitação e treino de competências de informática
    • Mobilidade:
      • Avaliação e aconselhamento em orientação e mobilidade
      • Treino de habilidades motoras
      • Treino em Orientação e Mobilidade
        • Uso da bengala;
        • Uso dos transportes públicos
        • Participação no tráfego
    • Cuidados pessoais: 
      • Avaliação das necessidades
      • Treino
    • Cuidados domésticos:
      • Avaliação das necessidades
      • Treino dos cuidados domésticos (incluindo a preparação de refeições) 
    • Interações e relações interpessoais
      • Avaliação psicossocial
      • Apoio psicossocial
      • Habilidades de comunicação interpessoal
      • Treino de habilidades sociais
    • As principais áreas de vida
      • Avaliação
      • Apoio ao emprego / mercado de trabalho
      • “JobCoaching”
      • Treino em “administração pessoal“
    • Vida comunitária, social e cívica
      • Avaliação
      • Treino “Tempo de Lazer”
    • Fatores externos: ambiente físico
      • Avaliação “Ajudas Técnicas”: ergonomia e aparelhos 
      • Informação e aconselhamento
      • Conselho de iluminação e interiores
      • Acessibilidade
    • Fatores externos: ambiente social
      • Equipa técnica que trabalha com a pessoa
      • Apoio da família e outras pessoas importantes
      • Aconselhamento a profissionais externos

 
 
 
4.º Avaliação final e encerramento do Processo de Reabilitação 
 
 
O tutor designado para o cliente verifica se todas as partes do plano de reabilitação foram realizados e se todos os colegas envolvidos ​​entregaram os seus relatórios;
 
 
O tutor solicita ao Serviço ao Cliente para considera terminada a reabilitação e terminar o processo. No futuro, o Serviços do Cliente também irá realizar a avaliação um follow-up dos resultados.

A Formação em Informática


     
    
    fotografia de um dos postos de trabalho, nas aulas de informática
    Um dos postos de trabalho, nas aulas de informática...
     

    Cultura e Lazer

    Fotografia dos participantes à porta do Palácio Het Loo
    Ao final da tarde, à entrada do Palácio Het Loo (estava fechado...)
Aqui ficam mais algumas fotografias deste primeiro dia...

Colagem de fotografias do primeiro dia de trabalho e não só...

Sem comentários:

Enviar um comentário